O potencial de desenvolvimento do programa Pró-Sertão continua atraindo o interesse das prefeituras e dos empreendedores do interior do Rio Grande do Norte. Durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (23) entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, o prefeito de Santana do Seridó, Adriano Gomes, o programa do Governo do Estado foi apontado por empresários – também presentes ao encontro – como um importante diferencial para ocupação da mão-de-obra e incentivo ao empreendedorismo local.
Com a expectativa de empregar e qualificar a população para trabalhar nas facções do Pró-Sertão, o prefeito Adriano Gomes e empresários do setor apresentaram ao secretário Silvio Torquato como está sendo feito o planejamento das empresas e da Prefeitura Municipal. Atualmente a cidade já conta com facção em funcionamento produzindo para empresas do Pró-Sertão, mais de 50 pessoas qualificadas e cerca de quatro novas facções aptas a serem integradas ao Programa.
Para Silvio Torquato o exemplo dos empresários de Santana do Seridó, Equador e Parelhas, que estão se associando com a criação da União Potiguar de Confeccionistas (UPCONFEC), é uma demonstração clara dos benefícios que o Pró-Sertão traz para a economia do interior. “Ao criar o Pró-Sertão, o Governo do Estado incentivou uma vocação econômica do setor têxtil e garantiu que todos os municípios e empreendedores do RN pudessem ter a oportunidade de trabalhar em parceria com grandes grupos empresariais. Hoje temos um ambiente de negócios completo e com perspectivas positivas de crescimento”.
De acordo com Eva Panicio, empresária do setor de facções e presidente da UPCONFEC, os municípios de Santana do Seridó, Equador e Parelhas, possuem 300 pessoas qualificadas e com curso em andamento para serem empregadas em 25 novas facções da região.
A expectativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) é que somente este ano 2.500 pessoas sejam qualificadas para trabalhar nas unidades de facções em diversos municípios do RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário